quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

0

CONVERSANDO sobre SEXUALIDADE



   

          A criança ao descobrir a sexualidade, por meios inesperados, nos surpreende com perguntas. O quadro que surge das suas dúvidas é impressionante, mas, representa avanços em seu aprendizado vivencial. O diálogo é importante e devemos explicar o assunto de maneira simples e clara, com respostas diretas e verdadeiras. Porém, precisamos estar atentos à faixa etária, pois, falar abertamente sobre sexualidade é processo que faz parte do desenvolvimento saudável. Getúlio Zauza indica que “... o conhecimento é como escada que leva ao infinito,... // que desvenda segredos e revela os lúcidos pensamentos, / pois é com lógico pensar que se alcança a vitória / subindo degrau por degrau sem nenhum saltar”.
          Na medida em que a criança descobre o seu corpo, surgem dúvidas sobre a sexualidade. O diferencial está no nível de informação que lhe transmitimos para atender a sua necessidade. É oportunidade preciosa para ensiná-la a lidar com a sua intimidade. Fernando Cesar B. de Andrade, no livro Iguais porque Diferentes, trata do gênero e da diversidade sexual, onde se encontra novos horizontes, com olhar mais atento à liberdade como forma de resignificação dos questionamentos e descobertas.
          Entender o que está acontecendo com a criança é o primeiro item para conversar sobre sexualidade. É desafio em que, muitas vezes, o seu questionamento não tem qualquer compromisso com a lógica, clareza e bom senso. Ela apenas deseja saber, para compreender e dar significado para as mudanças corporais que tomam conta da sua mente.
          Esperar o assunto sobre sexualidade surgir é tão oportuno quanto mostrar limites e valores, como medida de segurança e proteção para o seu viver. Muitas vezes, nos sentimos em saia justa e com medo de errar ao informar de mais ou de menos; momento em que sentimos o tempo passar e o mundo ao nosso redor ficar silencioso, porque acreditamos que o entendimento da sexualidade é caminho para a felicidade. Vida, porque não nos desenvolvemos sem anseios e dúvidas. O amanhã chega com boas razões para pensar e sorrir. E nada é mais importante do que acompanharmos o crescimento da criança ao estarmos ao seu lado para orientá-la em suas ansiedades. Isso nos mantém ativos para vivenciarmos as emoções e suas escolhas, surpresas, silêncios e sintonias como busca de uma vida mais prazerosa e feliz.

Seja o primeiro a comentar: