quarta-feira, 17 de março de 2010

0

A consciência - Paola Rhoden

A Consciência é um mistério?



Consciência é a parte da mente humana que traz o conhecimento de se estar sabendo de algo, ou que dá a certeza de que alguma coisa existe no mundo objetivo, inclusive nós mesmos.

Para alguns, ter consciência de é saber que o fenômeno está lá, seja este qual for. Desde Descartes (Penso, logo existo) até Damásio a mente humana foi dissecada de diversas formas, mas ainda não se tem conclusões científicas definitivas sobre o assunto.

Por isso existe ainda muito que se pesquisar sobre a mente do homem. A neurociência engatinha pelos meandros do pensamento humano, procurando revelar cientificamente o que se passa pelo cérebro em função da dor, tristeza, alegria, amor, entre outros fatores abstratos da vida.

Mas, para o ser humano, estar consciente (com + ciência) é saber dos fatos. E isto tudo se passa unicamente no cérebro, com conhecimento apenas de quem está pensando.

Podemos dizer que a Consciência vem da necessidade de nos mantermos respirando.

Para quem vive em um sistema complexo de imaginação, criatividade e planejamento da vida, ser consciente é primordial. É isto que nos diferencia de uma máquina, ou um robô. É isso que nos dá a certeza de que somos algo mais no contexto da vida.

A Consciência no sentido Místico nos faz perceber o que somos junto ao Universo, e o que fazemos para melhoria das coisas e de nós mesmos. Porque Consciência também implica em se fazer justiça, ter a sabedoria de utilizar a mente para o bem, ou em não prejudicar ninguém.

Estar consciente é saber que existimos e que Deus também existe.



Seja o primeiro a comentar: