sábado, 17 de abril de 2010

2

Retratos a óleo: "Passar é ficar sempre" - Tânia Du Bois

por Tânia Du Bois .

“Que o tempo passa, vendo “retratos” no lugar que está, sentindo a vida desconhecida nascer em mim, procurei encontrar o que o mesmo foi esquecido...” Lêdo Ivo


Lendo o artigo de Celso Masson, sobre o livro “Imagens Negociadas”, de Sérgio Miceli, traço algumas pinceladas. O livro faz uma análise mais sociológica do que artística. A tese de Miceli é a de que o retrato brasileiro é uma espécie de coluna social feita a óleo; defende que o retrato é sempre uma “imagem negociada” e que funciona como arma de marketing pessoal.
Ao tirar essa máscara, pergunto, será que não encontramos arte verdadeira nesses retratos pintados? Por exemplo, o retrato da Mona Lisa é sinônimo de arte.
Antigamente os pintores tinham a pretensão de fazer arte quando produziam retratos, mas nem sempre o retrato foi feito de forma adulatória. Mário Quintana mostra: “Há uma cor que não vem nos dicionários. É essa indefinível cor que têm todos os retratos, os figurinos da última estação, a voz das velhas damas, os primeiros sapatos, certas tabuletas, certas ruazinhas laterais: - a cor do tempo...”
Mário de Andrade, por exemplo, foi retratado por divas como Anita Mafaltti e Tarsila do Amaral e, no caso, em troca de notas jornalísticas avalizando os dotes artísticos das retratistas; mas cada pintora colocou na tela o Mário que desejou, sem perder sua criatividade, porque, mesmo assim, seus trabalhos são considerados como arte. Tanto a arte de pintar, quanto a arte de escrever de Mário de Andrade .
Até o grande Portinari pintou Getúlio Vargas, nos anos 30, e seu modelo foi uma fotografia, o que também pode ser chamado de arte. E qualquer traço vindo do mestre Portinari é e sempre será arte.
Também nos anos 30, Flávio de Carvalho fez bons retratos e conseguiu impor sua marca expressionista; reconhecida e valorizada até hoje. Sem contar que muito do que se produziu na pintura, até o final do século passado, foi composto por retratos.
Atualmente o retrato é desprezado e é tão caro que talvez não sejam feitos mais, porém, será sempre considerada obra de arte.
O retrato teve o seu papel no passado, de funcionar como coluna social, de ser feito apenas pela elite e de retratar, como vejo hoje, as pessoas com quem os pintores se relacionavam.
Enfim, mesmo o retrato sendo negociado, não perde o seu valor artístico. Expressar, pintar, pincelar, captar as linhas, demonstra criatividade: quem sabe olhar o real geometricamente retrata para sempre. Pedro Du Bois conduz em palavras poéticas:

“Imagens / figuras traduzidas / iconográficos / retratos inacabados / ao abrirem as luzes // a modelo / nua / se adianta à roupa / não contida na pintura // o retrato guarda / a instantânea forma / de se dizer eterno / de se dizer duradouro / de se permitir esmaecer / na sobriedade da pose”.



Imagem: FLÁVIO DE CARVALHO
Retrato de Mário de Andrade, 1939
óleo sobre tela
Pinacoteca Municipal / Centro Cultural São Paulo

2 comentários

Anônimo

Tânia

Como sempre a tua sensibilidade de olhar, de perceber, de sentir, está presente em teus escritos. É claro que esses muitos retratos, pintados com as mãos do coração, quase conseguem expor a alma desses ilustres modelos que citas, muito, em teu texto. Viraram marcas de um tempo infálivel...mas nesse caso, absolutamente, sedutor.
Tânia, texto ótimo. Com a marca do teu talento
Abraços ternos
Noélio A. de Mello

Tânia Du Bois

Caro Noélio, é um prazer vê-lo por aqui. Agradeço pelas palavras incentivadoras. Abraços, Tânia