quarta-feira, 23 de junho de 2010

0

Lenine de Carvalho - Defesa Pessoal...




......A mão armada com a faca avança velozmente contra meu peito.
Dou um passo para o lado esquerdo, giro o corpo, bloqueio com o antebraço esquerdo o movimento, agarro seu pulso com a mão direita, meu cotovelo esquerdo golpeia rapidamente seu abdômem, meu braço passa por baixo do seu, minha mão esquerda segurando meu pulso direito, numa chave, forço um pouco apenas e ele dá um pequeno grito de dor, soltando a faca...
A faca é de madeira....e eu estou a pedido de nosso Sensei, (Mestre) dando um curso de defesa pessoal para 5 jovens, 4 garotas e um japonês muito forte, lutador de jiu-jitsu, que é quem tinha a faca na mão, tentando me atingir....
Ficam todos espantados com a facilidade com que eu desarmei o agressor...
Coloco-os dois a dois, fazendo-os repetir o movimento inúmeras vezes, corrigindo as posições, até que condicionem instintivamente os movimentos.
Durante dois meses, duas vezes por semana, eu os treinarei e os ensinarei como se defenderem de praticamente todos os tipos de agressões, contra facas, armas de fogo a curta distancia, agarramentos, socos, pontapés, enfim, as maneiras mais comuns com que um ser humano tenta ferir, maltratar ou matar um outro ser humano....
Ficam cada vez mais espantados ao perceberem como é fácil e simples para alguém treinado, desarmar e imobilizar um agressor, sem fazer praticamente força, utilizando-se apenas de técnicas milenares, desenvolvidas e aprimoradas ao longo do Tempo...
Enquanto eu os observo, quase tenho vontade de dizer-lhes que contra as agressões emocionais, não há defesa possível....pode-se com certa facilidade tomar a faca, punhal, revólver ou pistola de um agressor, mas não se consegue impedir que alguém nos fira a alma, o coração, a sensibilidade....
Contra isso, não há defesa, ou bloqueio que funcione....
Acreditariam eles que escrevo poemas?....
O treinamento prossegue....
Digo ao rapaz japonês que me agarre pelo pescoço, na famosa "gravata" e ele prende meu pescoço na curva de seu musculoso braço esquerdo, fazendo alavanca com o braço direito.
Coloco minha perna direita atrás de suas pernas, dobro o joelho, meu braço direito passa por trás de seu ombro esquerdo e o bordo de minha mão se posiciona na base de seu nariz.
Empurro minha mão num movimento rápido contra a base de seu nariz e ele gira sobre si mesmo, invertendo nossas posições....agora é o pescoço dele que esta preso em meus braços.....dou uma leve cutilada com o bordo da mão em sua nuca e ele percebe que o golpe poderia matá-lo se fosse desferido com mais força...
Olham-me cada vez com mais respeito e admiração....
Acreditariam que sou capaz de chorar silenciosamente observando o por do sol, ouvindo uma canção, que uma tarde dourada na mata pode se gravar para sempre em meu coração, em minha alma...??
Noto que as garotas se tornam cada vez mais confiantes em si mesmas e isso me deixa satisfeito, contente.
Após eu mostrar cada tipo de agressão e como defender-se dela, eu os coloco dois a dois, para treinarem, repetirem o movimento muitas vezes e depois um por um treinando comigo....
Tão frágil o ser humano.....e ao mesmo tempo tão poderoso....
Tão frágil a Vida....e ao mesmo tempo tão persistente...
Mais tarde, eu os treinarem também nos movimentos básicos com o uso do bastão e as garotas principalmente se darão conta que um simples cabo de vassoura corretamente usado pode se transformar em uma arma mortal....
A técnica, desde que corretamente utilizada, sempre dominará a força bruta.
Mas....não há tecnicas contra as armadilhas do Destino e no fundo, a oração faz bem apenas ao que reza....ao que ora....a algum Deus, pedindo, suplicando por alguma coisa....que dificilmente será modificada....
Eu poderia também treiná-los no uso de armas de fogo, rifles, pistolas, revólveres, ensiná-los a atirar....em alvos fixos ou em movimento...mas, não poderia dizer-lhes que a mata contém o Verde de todas as cores, que é possível se conversar com rio à noite, acariciar uma flor, sentir a ternura dos macios pássaros da noite....
Isso, eles terão que descobrir sozinhos um dia, se a Vida lhes permitir...
O treinamento de hoje terminou e é um dia muito especial para mim.
Hoje, é o dia 11 de junho de 2005...e eu estou completando 60 anos de idade...
A Vida continua persistindo....
Lenine...






Seja o primeiro a comentar: