sábado, 11 de setembro de 2010

0

Inverno no Coração - Quinto Capítulo

Capítulo V

Em Cancum tivemos dias maravilhosos. No entanto percebi que Joanim ficava cada dia mais triste e cabisbaixo. No jantar da última noite de nossa estada naquele lugar maravilhoso, um jantar foi oferecido pelo hotel aos hóspedes de partida. Joanim estava mais triste ainda. Cheguei-me a ele carinhosamente e perguntei:

- Meu amor, porque está tão triste?

Ele que estava muito distraído sobressaltou-se com a pergunta. Olhou para o mar que quebrava na praia e falou:

- Minha adorada! Está enganada. Estou muito feliz por estar aqui ao seu lado, curtindo este mar, estas estrelas, este céu tão especial.

Mas enquanto ele falava, notei suas faces pálidas, e as olheiras que eram sua característica, e às quais já havia acostumado, estavam profundas e muito mais escuras que o normal. Embora os lábios sorrissem, os olhos tinham uma expressão de dor que não havia notado antes. Com as mãos nas dele fiquei alguns minutos só olhando, sem nada dizer. Ele puxou-me para a praia em frente, enquanto caminhávamos abraçava-me forte, e seus lábios não paravam de beijar os meus cabelos. Paramos a olhar o mar que ia e vinha derramando espuma na areia. Sentamos na areia molhada e seu abraço foi tão carinhoso e suave que me deixou sem fala. Seus olhos fixaram-se nos meus e suavemente falou:

- Querida! O mundo me reservou quase um ano da mais perfeita felicidade a seu lado. Sou imensamente feliz mesmo!

- Eu também!

- Que bom! Mas tenho algo a dizer, e não quero que fique triste, nem um pouco mesmo.

Calou-se por algum tempo, mas continuou.

- Há três semanas recebi a notícia de meu médico que estou muito doente.

Meus olhos ficaram arregalados. Doente? Eu no meu egoísmo feliz não notei que o mais perfeito homem do mundo estava doente?

- Não fique assim! Seus olhos não podem entristecer. Desde criança que tenho problemas com saúde, e agora meu organismo entrega-se a seu destino. Tenho apenas alguns dias de vida. Por este motivo trouxe-a para este passeio. Quero que guarde em seu coração estes momentos que aqui passou comigo. Espero que sejam boas lembranças. De felicidade e não de tristezas. Combinado? Fiquei arrasada. Chorei muito. Mas ele pediu-me:

- Nunca chore por mim. Nunca fique triste a meu lado. Já basta a dor que sinto pela doença e por ter de deixá-la. Seja forte como sempre. É só o que lhe peço.

Prometi.

Seja o primeiro a comentar: