domingo, 24 de julho de 2011

0

Cotidiano Ornamental - título homônimo





O cotidiano ornamental


Mas o dia não se abriria se não fosse essa esperança que nos levanta. A música urbana dizendo que ainda não é o fim. A luz matinal tentando quebrar a opacidade das translúcidas retinas que teimam em omitir esse curioso existir das coisas.

A vida é um tanto complexa, não é verdade? Porém não é preciso ir tão longe para questionar: pelas ruas, pelos olhos, o mistério passa, sem alarde. E o sistema segue: dia após dia, sol, lua, chuva, frio, calor, umidade, seca, carros, passos, chegadas, partidas, pássaro que plana, conversas à beira da calçada, a mudança de planos no fim da tarde, etc, etc.

Também não é questão de questionar, não é forçar pensamento, não é bem arrancar a verdade desse louco seguimento; e isso não é se deixar enganar. É só questão de não perder o encantamento, é saber não sabendo e ver o incrível, as coisas fluindo misteriosamente, magicamente, e fluir junto também; é fazer redescobrimento. Estranho, não? encantar-se com o óbvio. Talvez seja óbvio porque o peso da rotina sufoca o caminhar e tapa os olhos.

Transpassar o óbvio e olhar o seu mistério, e “escutar a cor dos passarinhos”, como disse o poeta – um tanto além, mas eis o cotidiano. É ver longe da ciência.

E pode ser qualquer coisa mesmo: é tudo que flui frente aos olhos, e também tudo que flui antes dos olhos, no interior do ser, no nosso ser que também é cotidiano. De princípio fica o impulso, o convite. Depois conversaremos mais.

.

Pablo Flora é poeta, mas quando as palavras não se aquietam no poema, inventa prosa.

Seja o primeiro a comentar: