quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

0

A PASSAGEM 13 - JANDIRA ZANCHI

I  -  A  PASSAGEM
13.

      Amadeu e a floresta defrontavam-se. Os séculos, quase com generosidade, curvavam-se na genuflexão. Desde que se alcançara a senda do Portal era noite levantada e seca de altivez. O ruído, imantado, estanque, potencializado de silêncio. Rumores alcançavam o Executor em quase todas as suas latitudes, certificando-o da origem e da primazia.
-         Não me deterão – prometia-lhe Alonso. Antes que se colem ao caldo de minhas vestes, será a foice a fúria de minha aurora.
-         Faça de cada partícula da sombra a tua guarda – ensinou-o Amadeu. De a muito que tremem por favorecer-se em imagem iluminada.
-         Não me tem por menos do que um filho. Procurou se travestir  de macho, mas, ainda é a fêmea nubente da espiral.
-         Não descansou enquanto não trouxe até si o cutelo de sua vaidade. São ameaças deitadas no amor.
-         Esses valentes que preenchem tanto espaço de si mesmos sempre acabam por atordoar-se ao pé do Altar.
-         Se quiserem desfavorecê-lo com falta de espaço ensine-os da pertinência de tua espada. Alcançarei todo o porto da retaguarda,  de a muito a tenho ciente de minha força. Principie a marcha de teus homens. Meus sacerdotes estarão imersos no canto da Montanha
-          
Que se faça a fúria fornecida
em suas sete patas de Virgem
travestida Lua no Sol.
Minguada e Vermelha, ardente
de seus primeiros passos

CENTRÍPEDA

lançada por sobre a superfície
a alegoria da ciência.

Estarei por pouco mais do que
Vinte e sete entretidos momentos
ataviados aos teus segredos.
Nenhum deles me escapará
até que arredonde – UNO –
o eixo rebatido e rebolado
do teu descanso

(sabe bem de si o Corpo que se deu forma.
Jamais se deitará antes de curvar-se
Até a borda do Cordão de Segurança).


Seja o primeiro a comentar: