domingo, 4 de novembro de 2012

0

SEM MÁGICA: NÃO, NÃO e NÃO...

Não, não e não. Essa fórmula é mais uma das minhas invenções sem nenhuma base científica. O desafio de tomar atitudes e adotar valores por conta própria: as mudanças. Quem há de negar que a fase mais emocionante da vida é aprender que os sonhos dependem dos nossos gestos e palavras? Através do poema de Pedro Du Bois posso ver a marca da diferenciação, sem mágica. “Onde repousa a justiça/ se não na liberdade? Onde maior autoridade/ do que no exercício da razão? Onde encontrar a responsabilidade/ se não houver virtude? Assim, podemos dizer não, não e não” Poder dizer não é liberdade e escolha; é liberdade vigiada. A liberdade verdadeira me permite ir ao encontro das minhas respostas e dos meus desejos, como se fossem únicos, revelando novas afinidades, expectativas e fatos. Ter a opção do Não é direito de cada pessoa e sem essa chance de desistência não há liberdade. No entanto, vivo num mundo veloz e burocrático que não me permite vacilar, levando-me a ter respostas na ponta da língua e aonde desejo chegar. Por vezes, me pergunto, estou pensando com a própria cabeça e seguindo meu coração? Segundo Vera Casa Nova, “...O vazio espreita o tempo e o espaço. / E muitas vezes tu não tens coragem / De rir e / Secretamente dizes não...” Quando falo em sentimentos, decifrar o coração é o desafio mais difícil, porque ele não tem qualquer compromisso com a lógica, com a clareza e com o bom senso. O coração é o lugar da contradição. É a inteligência que inclui sempre boa dose de cuidados e de esperanças. O importante é sincronizar cada passo com o que estou sentindo. Muitas vezes sei apenas que estou gostando do caminho, sem ter noção do meu destino. Seguindo apenas a sensibilidade para ver as semelhanças em pessoas diferentes. Penso diferente, digo não sem magia; é uma das maneiras de exercitar a minha liberdade e me preservar. Isso na vida faz valer a pena. E ainda, lembrar do que não quero para mim, ter consciência para equilibrar desejo com ação, como mostra Telenia Hill, “Para ser livre o homem precisa ter coragem de negar...”. A importância de negar reside no modo como digo Não. Representa um freio ao meu desejo; mas é possível aprender e identificar o significado do “não” e a lidar com as mudanças. O principal é ter iniciativa para os dias de hoje, ter a capacidade de colocar em prática a minha ideia e opção. A cada torpedo negativo da mente, retruco com um positivo; lembro das conquistas pessoais e dou a justa medida a cada desafio, valorizando cada passo e cada negação, sem mágica.

Seja o primeiro a comentar: