sábado, 23 de março de 2013

0

BALÉ da VIDA

“Palavras se (me) movem / poéticas viajantas / nessa música do corpo”
(Vera Casa Nova)



Encenar a vida como dança de balé é multiplicá-la; resgatar as palavras em seu real significado para se inspirar e correr atrás do sonho. É através dessa linguagem que se encontra a liberdade. Dançar é ato poético, tal como viver. Antônio Boeiro disse que “todos nós somos Seres Poéticos”, e Mia Couto completa, “Quem quer uma eternidade olha o céu. Quem quer o momento olha a nuvem.”
Passo a passo é possível aprender a dançar balé (a forma de fazer) como a vida ensina com elevada tolerância à incerteza (a forma de ser). O lado bom é que o balé da vida é feito de gestos, o que o define é a capacidade de transformar em ousadia as ideias para a realidade. Exercer a nobre capacidade de conceber o sonho e depois fazer dele seu palco para representar a realidade, como em Malu Silva, “... Entre os escombros do seu mundo desencantado, calçava velhas sapatilhas e dançava sobre o chão feito a giz, esperando respostas do tempo.”
No balé da vida exigem-se soluções e remanejos para que se faça o que se gosta. É preciso desenvolver um conceito sobre si, para saber o que se pode fazer e quantos passos estaria disposto a dar. Dançar só é possível se coincidir com o sonho, não dissociado da vida. Sonia Regina, com sua poética, mostra, “... pés apalpam, da vida, / mais que o rigor, e experimentam // dançam nas asperezas aplainadas // sem mais desalento ou renúncias / a hora é de movimento: / baila, o justo // e prepara-se, o novo.”
O balé da vida, muitas vezes, é situado em ambiente onde não há respostas prontas. O corpo e a mente estão interligados, um influenciando o outro, por isso é improvável que a emoção, por si só, seja capaz de desafiar o sonho. A emoção repercute no corpo e provoca o estímulo para que se dance o balé da vida.
Encontro no livro de Pedro Du Bois, A Recriação da Mágica, que a dança é a leveza do corpo ao se saber presente, “teu corpo / acordado / tua mente / acordada / vive: // som / luz / voz presente //... Sorri o estar / em tempos /movimentando o corpo / desenvolta e solta.”
Para dançar balé é necessário experiência artística, prática e palco, assim como, para vivermos a vida é preciso saber fazer um solo, onde a coreografia é real; que, segundo Pedro Du Bois, “... Somos todos atores diários / em espetáculos / pobres...”


Seja o primeiro a comentar: