quinta-feira, 7 de março de 2013

0

MULHER e... os desafios


“A vida é um fio/ Que se tece ou se rompe/ A cada desafio.” (Rosália Miltsztajn)

Já pensou quantos desafios a mulher encara diariamente? Ela não para. Tem a vida atribulada e o seu dia a dia vai ficando barulhento. Muitas vezes falta tempo para si. Com frequência tenta frear tudo para dizer a si mesma: calma! Mas essa voz é sufocada pelos compromissos.
Chegado o momento para pensar, como fazer para sobrar tempo e desfrutar o que há de melhor? Para fazer escolhas e sentir-se bem? Então, aparecem os desafios: como mudar o ponto de vista prático e ser mais romântica? Como buscar a segurança? Valorizar-se? Buscar ser destacada pela iniciativa e sensibilidade, tentando dar brilho à vida? Gostar da vida e ter interesses? Vivenciar as experiências e os acontecimentos? “No jardim de inverno as folhas fechadas / em frios estames fixados em corolas, / as folhas murcham invernos: / vejo tempos antecipados / na cadeira ao fundo /e nela a mulher absorta / em folhas fechadas: flores / de nomes diferentes; a restauração / submersa ao frio: a mulher / se refere ao tempo de abrir as janelas”. (Pedro Du Bois)
O desafio maior é quando, nós mulheres, fechamos os olhos e voltamos no tempo lembrando como a mulher conseguiu viver dentro “daquela caixinha (vidinha)”. Ainda bem que, ao desafiar o tempo e os limites, crescemos e passamos a ter a exata dimensão dos prazeres da vida, como reflexo da nossa existência.
Esses desafios podem ajudar a nos libertar de antigos padrões e tentar deslanchar para as renovações que, junto com a harmonia e ampliando a nossa força interior, também manteriam o otimismo e, assim, nos permitiriam “mimos” para alimentar o ego e viver cada dia com intensidade. ”Mulher, tu és a convergência de dois mundos. / Quando te olho a extensão do tempo se desdobra ante mim...” (Murilo Mendes)
Quando nós mulheres, ao enfrentarmos os desafios, conseguimos ser várias sem perder a essência, podemos, ainda, enfrentar o que há de mais justo na vida: a liberdade. Hannah Arendt escreveu que “o que proponho é uma reconsideração da condição humana à luz de nossas mais novas experiências e nossos temores mais recentes”.
Os desafios das mulheres são ter uma carreira, zelar pela família; ser mais que feminina, ser mãe atarefada e atarantada e, ainda, sentirem-se perfeitamente realizadas. Amar e ser amada são os principais e mais poderosos desafios; a maneira terna e emocionante de expressar carinho e compreensão. Mulher... Os desafios são o caminho para cada uma encontrar seu estilo de vida. “Fim do banho / creme no corpo / fragrância /um estalo...// teu olhar na janela / a me fazer a mais bela //... mulher!” (Carmen Presotto)

Seja o primeiro a comentar: