quarta-feira, 26 de junho de 2013

0

LIVRO INFANTIL: LER E CONTAR

Era uma vez uma avó que, antes das netas dormirem, lia histórias usando vozes diferentes para interpretar os personagens. As netas acompanhavam encantadas, imaginando castelos, princesas, bruxas, animais, enfim, o que havia de significativo em cada linha de aventura.
O final era igual ao dos contos de fadas: todas dormiam felizes. A avó por sentir haver contribuído para a educação das netas e, elas, pela oportunidade de sonharem acordadas.
O hábito de ler histórias é essencial para as crianças aprenderem a elaborar e exercer o raciocínio crítico; desenvolver a criatividade e as suas fantasias.
Contar histórias é importante para o desenvolvimento emocional e para a aquisição de conhecimentos; aprendem a lidar com a realidade de forma divertida. Não existe fórmula “correta” para contar histórias, nem lugar adequado. O que vale é a dedicação e a vontade.
Caso não se sinta à vontade para interpretar a história, simplesmente leia com o livro nas mãos, para as crianças “verem” a leitura, despertando nelas a emoção e o interesse, envolvendo quem lê e quem escuta.
Essas histórias deliciosas que vovó lia eram de Monteiro Lobato. José Bento Monteiro Lobato foi um grande escritor que se dedicou à literatura infantil, porque tinha paixão pelas crianças e a intenção de ajudar na formação intelectual e moral da juventude. Suas obras incentivam o diálogo e a busca por companhia nas brincadeiras; acreditava que o contato diário com as diferentes culturas contribui para o crescimento intelectual.
Lobato, ao criar seus personagens e a caracterização dos tipos, teve a preocupação de não causar estranhamento na criança, para nelas despertar que tudo é possível no reino da imaginação.
Monteiro Lobato, com seu espírito jovem e a sua coragem, permanece vivo no coração de cada criança.
Não importa qual seja o livro que se leia – as fantasias dão o exemplo para que as crianças comecem a entender o até então inexplicável.
As crianças gostam de contar e precisam ouvir histórias; através do livro e da magia da leitura vão descobrindo o mundo fantástico da criação e se preparando para enfrentar melhor as dificuldades impostas pela modernidade.

Seja o primeiro a comentar: