sábado, 1 de junho de 2013

0

Viagens - Capítulo V

Paraná - Segunda parte

No dia que os filhos levaram Seu Gervásio para o médico, foi um evento extraordinário. Até os ‘vizinhos’ de léguas de distância ficaram sabendo. Sim, porque lá por aquelas paragens, o morador mais próximo, e que mora de dez a quinze quilômetros, é chamado de ‘vizinho’. Os comentários sobre o fato se fizeram ouvir por todo lugar na redondeza, levado de boca em boca: ‘Seu Gervásio está doente’. Alguns até já aventavam a morte do ancião.
Exageros do diz que diz de lugares onde as novidades são poucas.
Mas, Seu Gervásio foi e voltou. O médico, após os exames feitos e analisados, devolveu-o ao lar, pedindo que retornasse um mês depois. Quem diz que ele voltou ao médico. Volta nada! Tomou os remédios muito a contragosto, e ficou por isso mesmo.

Eu por minha vez, continuei visitando o sitio mesmo depois que concluí meu trabalho por aquelas bandas. Dava um jeitinho de desviar o caminho para dar dois dedos de prosa, como dizia ele, com o simpático ancião. Suas histórias me faziam bem. Uma delas, ele me contou durante uma dessas chuvas de verão, fortes, com vento jogando folhas e galhos por todo lado. A varanda ficava impossível, então entramos para a cozinha onde Dona Gertrudes fritava os bolinhos de fubá.

Seja o primeiro a comentar: