sábado, 20 de julho de 2013

0

MISTÉRIOS FELINOS - SÔNIA PILLON

Ela escuta o ruído dos meus passos subindo as escadas e levanta as orelhas atentas. Arregala os olhos e todos os seus sentidos se dirigem à porta de entrada, onde ela me recebe com um miado manhoso, como a dizer: “Isso são horas de chegar? Esqueceu que eu fico aqui te esperando?”. Mas Flor de Lótus é dócil, tem um olhar agradecido quando me vê e fica à espera de um agrado, ou de uma saudação meio melosa, que ela intui ser algo parecido como “estava com saudade de você”.

Só os que amam gatos são capazes de entender essa ligação inexplicável desses bichanos com os humanos e vice-versa, de cumplicidade e carinho. Mas se você, leitor, não gosta de gatos, possivelmente nem está mais lendo esse texto... Ou talvez siga lendo, levado pela curiosidade...

Muitos afirmam que os gatos são sensitivos, altamente inteligentes e intuitivos. Que são espiritualizados. Que não gostam de pessoas negativas e de má índole. A verdade é que esses felinos domésticos sempre dividiram opiniões, desde os primórdios da Civilização. Com eles, não existe meio-termo!

Ao mesmo tempo em que eram venerados como “deuses” na Antiguidade, nas culturas egípcia, birmanesa, celta, latina, nórdica e celta, os gatos também foram odiados e vítimas de crueldades durante a Idade Média, quando eram queimados vivos junto com as bruxas... Triste é constatar que até hoje existam pessoas capazes de torturar e matar gatos, por não suportarem seus miados noturnos, ou pela simples razão de serem gatos...

E foi possivelmente no tempo da Inquisição que surgiram referências nada abonadoras a respeito desses misteriosos felinos de olhares penetrantes, tais como “gato preto dá azar”, “é traiçoeiro”, “tem sete vidas”, ou “arranha e esconde as unhas”... Características, aliás, muito mais fáceis de serem encontradas entre os próprios seres “humanos” do que entre os animais, que caçam para sobreviver, apenas...

Flor de Lótus agora mia insistentemente, como se tivesse choramingando, e me conduz ao pote de ração. Fica me olhando com aquele irresistível olhar “pidão”.  - Ok, você venceu, Flor!

Cubro o prato com a ração e troco a água do pote. – Ufa! Faço carinho em sua pelagem tricolor e ela agora me lança um olhar agradecido. Vai direto para o tapete da sala e se esparrama, bem no meio, tomando posse.
Vou ao banheiro e ela vem correndo atrás de mim, pula na pia e volta a miar, dessa vez olhando para a torneira. Ela gosta de água corrente...

Depois preparo a mesa para o lanche e ela sobe no móvel, se ajeita em um canto e fica me encarando, no fundo dos olhos, para captar como estou. E sempre acerta...

Agora está na hora de conferir as novidades da rede social. Lá vem ela de novo! Flor de Lótus pula na mesa e em seguida no meu colo, recebe o carinho esperado e fica ronronando. – Como ela adivinhou que estava precisando de atenção, depois de um dia exaustivo? Mistérios felinos...

Sônia Pillon é jornalista e escritora, nascida em Porto Alegre (RS) e desde 1996 radicada em Jaraguá do Sul (SC).


Seja o primeiro a comentar: