terça-feira, 6 de agosto de 2013

1

Dos olhares





Há um olhar configurado. Moderado. Um olhar razoável. Já sem grande brilho nem imagens outras. Olho que vê sem ver. Olho que percebe sem perceber. Olho de ver a imagem comum. Olho de opacidades definidas. Olho de falar e dizer o dizível. Olho .
Há uma forma de ver pesado. Solidez. Olhar de chumbo. Visão de construir muros. E de atrás destes aconchegar-se. Bastar-se. Olho de morrer nos cantos. Falecer.
Há um olho de recortar rostos. De procurar rostos, de escolher rostos. Iguais e mesmos. De excluir também. Tolerar outros. Olho de aceitar o rosto coletivo. Olho de cortar na carne o rosto definível, o rosto aceitável. Olho de padronizar o próprio olho.
Olho que morre no achar-se sábio. Olho que sufoca na concretude de um saber que já não é processo. Saber-estátua. Olho triste que sorri engraçado. Engraçado olho que sorri e é triste. Olho de ver reflexo.
O buraco da parede não é janela. É defeito e problema. Tijolo, cimento. Cego o muro novamente. Proteção. Contenção.
Olho que não arrisca. Nem risca no muro outro desenho que não seja seu próprio olho. Olho de não delirar em cor ou forma. Olho de não inventar palavra e frase. Olho de aceitar.
Olho submisso às imagens, que, como migalhas, lhe são jogadas. Empanturrar-se delas. Diarreia de imagens mesmas.
Olho de não proferir palavra outra. Olho de não devorar o indevorável. Olho de apenar não ver.
Talvez fechar. Cessar esse olho. Apagar a imagem desse olho triste.
Desejar  as imagens outras, para além daquele ver?  Imagens que flutuam no insondável da imaginação e da criação, da realidade e dos encontros que fazemos. Agenciar relações, sentidos, forças, cores, corpos. Atravessar um no outro.
Olho de experimentar vida. Olho de devorar o vivível. Intenso. Vibrante.
Olho de “transver” o mundo. Olho do chão e de sua matéria. Barro.






1 Comentário

Fanzine Episódio Cultural

OBS:
Em novembro (2013) a Academia Machadense de Letras, localizada em Machado, sul de Minas, realizará o IX Concurso de Poesias "Plínio Motta" (tema livre). Assim que sair o regulamento eu avisarei a todos Contamos com a sua participação.