segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

0

À esquerda das horas - Belvedere Bruno

À esquerda das horas

Belvedere Bruno


Com passos rápidos, agitados, Marcos caminha pela orla . Todos os dias, às dez horas da manhã, embora o sol quente já incomode, Marcos anda pelo menos até o meio-dia. Não precisa de tanto exercício, mas faz quinze dias que cruzou ali com Luíza e quer encontrá-la novamente.
Marcos caminha irritado, nervoso. O que antes fazia com prazer, agora é apenas pela ânsia de encontrar Luíza. E a consciência de que aquele tempo gasto é apenas um pretexto, ainda o deixa mais irritado. Se fosse há duzentos anos, vá lá, não havia como, mas agora, porque é que não lhe tinha pedido o endereço ou número do celular? E o pior é que sabia quem ela era. Tinham sido colegas, colegas e namorados no colégio. Era um idiota. Um perfeito idiota. Tão idiota que... Tão idiota que até o grito do vendedor de guaraná o irrita.
- Ó o guaraná geladinho! Moça bonita não paga, mas também não leva!
Marcos para e olha o vendedor, que sorri para ele.
- Vai , doutor?
Marcos não responde. Se abrisse a boca, o palavrão seria escutado até em Niterói, do outro lado da baía. O vendedor ri e continua o pregão.
- Ó o guaraná geladinho! Moça bonita não paga, mas também não leva!
Marcos fecha os olhos, respira fundo e aperta as mãos com força. Não. Vexame, não. Solta o ar devagar, pelo nariz e pela boca, e abre os olhos. Na sua frente, parada, sorrindo, está Luíza.
- Oi.
Marcos treme, a garganta apertada, doendo, e apenas consegue gaguejar.
- Eu… Eu…
Luíza ajeita o lenço de Bali que envolve seu corpo .
- Mas que coisa boa te encontrar. Pensei que tivesse sumido. Eu tenho vindo aqui…
Marcos olha Luíza, espantado.
- Tem vindo aqui? Mas quem tem vin…
Luíza ri.


- Mas foi aqui que a gente se…
- Tem dias que eu venho até aqui, sim. Mas muito raro. Tô morando lá no Leme...
- Mas me diga. E você?
- Eu?
- Faz o quê?
Marcos encolhe os ombros.
- Vou levando.
Luíza ri.
- Só levando? Formou-se? Medicina?
- Hum, hum.
- Você sempre dizia que ia ser médico, lembra?
Marcos olha-a, o coração descompassado.
- Você lembra disso?
Luíza acena com a cabeça.
- Quem esquece os tempos do colégio? Os beijos, as paixões, as juras de amor eterno, as brigas? Você esqueceu? Eu não.
Marcos olha Luíza durante alguns instantes e acena com a cabeça.
- Também acho que seria um crime esquecer.
A gargalhada de Luíza atropelou até as buzinas dos automóveis.
- Não me diga que você…
Marcos olha-a e abana a cabeça devagar.
- O problema é que a gente nunca aprende.
- Arrependido?
- Quem não se arrepende?
- Casou?
- Não. E você?
. – Estou divorciada.
Calam-se durante algum tempo, Marcos olhando o rosto de Luíza e Luíza olhando os olhos de Marcos. O vendedor de guaraná passa por eles.


Marcos aponta-o.
- Quer?
- Você quer?
- Quero, sim.
Chama o vendedor.
- Dois. Grandes. Bem gelados.
Bebem devagar, calados. De repente, Luíza ri e olha Marcos.
- Sabe o quê que eu tava lembrando agora?
- Não.
- Que você nunca foi às reuniões dos ex-alunos do colégio..
- Realmente, eu…
-Vai ter uma agora, na sexta.
- Onde?
- Lá no Restaurante Primus.
- Nessa eu vou.
- Vai mesmo?
- Combinado.
- Não vai esquecer?
- Mas de jeito maneira.
- Olha que vou ficar esperando.
- Posso passar na sua casa e…
- Taí. Ótima idéia. Passa, sim, que vamos juntos.
Luíza bebe o último gole de guaraná e olha Marcos.
- Tem caneta? Então anota o endereço.


* * *

Seja o primeiro a comentar: