quarta-feira, 25 de agosto de 2010

11

Soror - Jorge Vicente





































O meu corpo entreguei ao Guadiana.
E a ti, meu amor, te deixe
Mais do que isso.
Se algo restar mais do que o leito do rio,
Mais do que planícies secas e despidas
De qualquer religiosidade.

O meu corpo entreguei ao Guadiana.
Será ele a minha torre de menagem.
Prestarei vassalagem apenas aos caçadores
De pérolas que encontrar no meu lento
Caminho em direcção ao mar.

O meu corpo entreguei ao Guadiana
E por mais que as minhas águas
Banhem todo o Alentejo, chorarei.
E será minha toda a cidade que vier de ti
E que, em mim, viveu desperta para
Além de toda a santidade e pecado.

O meu corpo emprestei ao Guadiana.
E o darei, numa noite de nevoeiro,
Ao primeiro homem que aparecer.
Se algum homem ainda viver
Na Cidade de Deus.



Imagem: Luis Lobo Henriques

11 comentários

Anônimo

Belíssimo poema, bela cadência... e que linda imagem!
Abraços,
Márcia

jorge vicente

Ah, Amiga!!!! Ainda bem que gostou!!!

Tantas saudades vossas!

Beijinhos grandes
Jorge

Teresa David

Gostei imenso. As palavras surgem numa toada de movimento de dança sobre as águas.
Beijos
TD

jorge vicente

Amiga, o poema já é bem antigo, de 2003 ou 2004.

Obrigado pelas tuas palavras carinhosas!

Um abraço
Jorge

Anônimo

Encantador... de singeleza e ritmo... Parabéns, caro Jorge!
Um abraço.
Horácio +

jorge vicente

Obrigado, querido amigo.

Um abraço para ti
Jorge

SÔNIA PILLON

O leito do rio, as pérolas, o mar, o nevoeiro... É só fechar os olhos e a imaginação ganha asas... Parabéns, Poeta do Algueirão!!
Abraços
Sônia

jorge vicente

Obrigado, querida Amiga.

Belos abraços
Jorge

Sandra Gonçalves

Tudo tão lindo e belamente ligado.imagem poema...Parabens!
Bjos achocoaltados

jorge vicente

e um beijo com chocolate amigo também para você, amiga!

jorge

Obrigado!

Marcilio Medeiros

Obrigado, Jorge.
Vim para te ler.
Abs