quarta-feira, 3 de agosto de 2011

1

DIFERENÇAS CULTURAIS

“Cultura é aquilo que permanece no homem
quando  ele se esqueceu de todo o resto.” (E. Henriot)

Um fator que marca a vida é a busca por desafios. Riscos são importantes para o aprendizado e a convivência em diferentes culturas.

“Onde se aponte / ou se escreve pampa / leia-se: liberdade / em todo o horizonte”.
(Luiz de Miranda)

A diferença cultural está no idioma. Um universo novo de costumes e visões. É processo de comunicação, observação e interação, para que se possam compreender outras formas culturais, que possam ser entendidas por nossa cultura.

Antonio Olinto escreveu que “Há regiões do mundo onde a cultura é poesia. Vinculadas a um idioma às vezes marginal, mantêm-se firmes e livres em seu isolamento poético, mesmo participando de outras unidades nacionais e presas a contextos civilizados geograficamente mais amplos.” Incluo a cultura gauchesca, ou gaúcha, do Rio Grande do Sul, nessa classificação, como nos apresenta Luiz de Miranda, “... O Rio Grande é meu país / A língua é meretriz / na sua doma até a raiz - / O poema fere de morte / o que em nós / a língua escuta. / E salta da
página para o coração.”

Neste caso, a poesia tem lastro cultural e pode ser pura oralidade, ou escrita, que mostra o contexto de vida na força da palavra, como vínculo e significado, onde a história é versada com fluência pontilhada na tradição gaúcha.

“O general Bento Gonçalves da Silva / fez a separatória república de 35 /
com bandeira / verde amarela encarnada / Escudo complicado /
Ajutório de Garibaldi dei due mondi / E o rubro barrete frígio /
Da mulher deusa Razão parisiense...” (Tyrteu Rocha Vianna)

Ao falar de diferenças culturais é necessário explicar como agir e tentar entender por que os outros fazem as coisas, da maneira como fazem. É questão de base cultural. Consideremos o que Hannah Arendt escreveu: “... o que proponho é uma reconsideração da condição humana à luz de nossas mais novas experiências... estão ao alcance de todo ser humano... a mais alta e talvez a mais pura atividade de que os homens são capazes – a atividade de pensar”.

“Adeus mi’as brancas coxilhas, / Brancas de “barba de bode” /
bordadas de pinheirais! / Vejo-as cobertas de trilhas /
Onde o Minuano sacode / As espigas dos trigais.” (Ziza de Araújo Trein)

Assim, num mesmo país, como o Brasil, por exemplo, onde se fala a mesma língua, ainda há diferenças culturais, como a gaúcha, a baiana, a paulista etc. São processos de mudanças diferentes que requerem ambições, aspirações e sonhos para desenvolver a cultura em sua totalidade. É preciso encontrar a maneira de fazer as coisas certas, como em Breves Gestos, de Pedro Du Bois, “Misturamos culturas / de lugares distantes não cruzados nos caminhos, / aprendemos com os outros, apreendidos, / não nos distinguimos como únicos, / receptivos nos doamos ao desconhecido //... / Misturamos sementes...”

1 Comentário

TUCUMAREIAMAR

O melhor a se fazer é conscientizar as pessoas contra o preconceito, que é a base de toda a discriminação cultural. Discriminação essa que é o que acaba por dizimar cada cultura, formando um ambiente onde todos se adaptam a um único costume.
Temos que valorizar nossas origens, pois isso é o que nos diferencia nesse mundo tão cheio de gente.