sábado, 24 de setembro de 2011

0

FUTEBOL, GRAMADO DE IDÉIAS


"Aprendi que o tiro de meta é coisa de poeta.” (Jorge Ventura)

Futebol é a maior paixão popular brasileira. Segundo Tostão: “o futebol repete a vida.” Ele se tornou sinônimo de tradição de programa dominical, sinônimo de arte, estilo e beleza. Também tem o sentido de harmonia e graça. É objeto da literatura, do cinema, da música e das artes plásticas.
Considerado paixão, força, elegância e, no gramado, é prestigiado pela torcida dinâmica que rompe as linhas adversárias e libera nostalgias e muitos coletivos. Chico Buarque declara que “minha primeira paixão é o futebol.”
O futebol tem conceito de diversidade cultural, porque interage com o povo e abrange aspectos fundamentais das relações humanas como: a dinâmica dos espectadores é transformada em reflexão política e ação, que desencadeia explosões. Como mostra Thereza Christina Motta: “Sem palavras, / iniciamos o jogo. / Tudo se transforma / nos rostos, nas mãos / a espera. / Por que somos semelhantes / em nossas diferenças? / Por que precisamos disputar / para nos conhecer? / Brincamos com a bola, / com o sentimento...”
Nos jogos, aos poucos, o verde do gramado vai tomando vida, como num palco; coreografia de passos e lançamentos, que se cruzam e se revezam em sinfonia e ficções de cores, que são reveladas no livro de Thereza Christina Motta, “Futebol / e nada mais – um time de poemas,” com a participação de vários escritores e jogadores nas epígrafes.
“O que fazem os jogadores / quando entram em campo? / Jogam. / Que jogo? / Torcem. / E quando jogam e torcem, / sofrem. //... Nenhum sofrimento se iguala, / nenhuma alegria o supera. / Somente a vida.”

O futebol causa sentimento de alegria e de impotência, onde as pessoas sofrem sem precisar, como desafio, torcendo pelo seu time, expondo suas expectativas em cada jogada realizada. Ele revela sobre homens e mulheres, colocando-os em foco ao se reconhecerem nas diferenças e os identificando nas torcidas, como laços esperançosos, tomando isso como inspiração e único caminho para compartilhar seu esporte preferido.
Cada imagem no jogo de futebol passa entre uma e outra jogada diante dos olhos, despertando no torcedor, de forma diferenciada, o se deixar levar pelo pensamento, com espírito lúdico, infuso e espontâneo, revelando ritmo inusitado de idéias, expressamente sensíveis, como em Pedro Du Bois no livro O Movimento das Palavras, “... o tempo passa, o suor aumenta. / Pupilas se dilatam / tentando ajudar a jogada da equipe / Pela qual torce.”
O futebol puxa a torcida. A torcida puxa as palavras e as palavras levam ao GOOOL. Repetindo as palavras do narrador: “Este gol foi uma pintura!!”
Os sentimentos pela camiseta resplandecem a grandeza dos jogadores, o movimento, um canto ou simplesmente a concentração, enquanto as vozes chegam até os torcedores, como a felicidade em assistir ao jogo de futebol, o que nos lembra Mário Quintana, “Rádios e tevês / Goooooooolo!!! / (o domingo é um cachorro debaixo da cama.).”

Seja o primeiro a comentar: