sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

0

O todo e as partes: uma confraria a caminho do ano 3





A composição acima e seu título - Trama e urdidura - dizem bem do todo integrado que é Letras et cetera. É criação de Jorge Xerxes, um dos fundadores.

Somos atualmente 35 autores publicando individualmente e assinando as colunas semanais. O mapa do site, no rodapé, pode levá-los a um passeio frutuoso por várias secções e pelas biobibliografias e escritos de todos os 83 autores que podem ser lidos na revista, incluídos aqui os colaboradores que não têm sido publicados desde que o Centro de Colaborações foi suspenso.

As estatísticas atuais demonstram que os leitores de Letras et cetera em sua maioria não acessam, em suas visitas, somente um autor. Poderia ser, mas não ocorre assim. As visitas são "ao site" e não "a este" ou "àquele" escritor. Diz o pensamento sistêmico (holístico ou ecológico) que as propriedades do todo não são redutíveis às propriedades de cada uma de suas partes e a mera soma das partes não resulta nele. "O todo é maior do que a soma das partes", já diziam os psicólogos da gestalt.

Hoje um site usando o sistema operacional de um blogue, a revista tem atribuições e funções que vão além das de um diário. As mudanças são implantadas desde que não afetem a ideia originária na qual este projeto está baseado: divulgar o trabalho dos escritores e poetas da Casa em um espaço de prosa e poesia que ofereça leituras de qualidade em um leque variado de estilos e modalidades.

Letras et cetera é uma totalidade que se configura a partir de uma rede de relações humanas que se estabelecem através da arte. E nós (com nossos individualidades artísticas e pessoais), tornados Letras, somos fios singulares que se dispõem a criar e compartilhar um tecido; autores que se entrelaçam - com os leitores e entre si -, urdindo e tramando, sendo nós mesmos fios e trama.

Sou muito grata aos que se manifestaram acerca do aniversário de Letras - depois de amanhã faz 2 anos -  em privado e aos autores desta Casa, com suas postagens fabulosas vindas do coração. Tem me comovido lê-las.

Estarmos entre os 100 blogs mais votados – TOP 100 - do Prêmio TOP BLOG 2011 já nos alegrou muito. Esse resultado foi uma importante expressão de nossos leitores e amigos e garantiu nossa presença no segundo turno da eleição.

No mais, só me resta agradecer a companhia afetuosa nestes dois anos, torcer pela continuidade e convidá-los a estarem conosco também nesse caminho que nos levará ao 3° ano.

Um abraço amigo
da Sonia Regina
[Editora]

Seja o primeiro a comentar: