quarta-feira, 19 de setembro de 2012

0

O ANJO 20 - JANDIRA ZANCHI




O ANJO

20.

     Ângelo começou o dia com um vagar de navegador exímio, atento. A maré, alta não o oprimia. Não se detinha no azul opaco da água que avançava trazendo pedaços de troncos para a terra e deixando a areia escura e pegajosa. Recolhia, com algum desdém, os seus pertences. Preparava-se para levar a mulher e a filha para uma terra, ainda salgada, mas menos sonolenta.
     Ariane deixava-se levar. Ainda dirigia seus olhos para o céu, perscrutava o perfume das árvores, procurava no oceano peixes e animais que não conhecesse. Falava muito pouco nos últimos dias. Com freqüência franzia o cenho, levava a mão aos cabelos, respirava um pouco ofegante. Gostaria que a vida tivesse um ritmo mais linear, próximo de uma sinfonia de abstratos e divinos, sem aqueles ritmos de terra, fantasias e eloqüentes lapsos com que de fato se fartava. Mas acomodava-se. Percebia que a razão, o nobre fruto da idéia, era um fruto, com uma função, um diálogo de ruptura, complemento e rebeldia ante a natureza. Algo que viera depois como um instinto refinado e quase descabível em algumas circunstâncias. Esse observador, que se deleitava e comovia com o ritmo leve e fruído do espírito, nem sempre se vestia corretamente para a aparente desconexão da natureza. Essa criava por onde encontrasse tempo e espaço e cabia à maestrina razão, que se pretendia onipresente e parente de algum deus, afiná-la, educá-la, incutir-lhe, por uma prática ou por uma mentalização, uma ética, um deslizar menos bruto. Quem sabe... Ariane agora olhava para si, afinal por que tanto se oprimia? Seria apenas o medo do desconhecido gerado no acaso selvagem e impiedoso?
     Deu de ombros. Ali estava Ângelo com sua quase irritante perfeição. Acima e ao lado, receptor e criador, tênue, leviano, refinado, hedonista... sem prejuízo de se si, à mercê da vida, amante da terra, vivendo o presente e desconhecendo o futuro.
     Ariane fitava-o com intensidade. Erraram os que com demasiado desvelo quiseram demarcar as leis e fibras do horizonte. O movimento poderia ser interrogado, cerceado, algumas vezes dominado. Mas não poderia ser dominante, visto que não era único. Por mais que se cobrisse uma grande gama de operações e um extenso território ainda a vida aconteceria em minúcias e levantes novos ou surpreendentes, o que vem a dar no mesmo, e eram os seres destinados a viver. Observar, deleitar-se nas leis do espírito e da mente, porém, principalmente, deixar-se levar, recriar, renascer, recomeçar, acontecer. E muitas vezes à margem do tão sonhado domínio. Apenas ao encanto de si mesmos, criadores, árvores e frutos de uma sombra frondosa, cheia de vento e serenidade, pois se era esse rio caudaloso à procura de um mar ou, melhor, era-se parte e vontade do meio, à sua mercê e para seu deleite, visto que  começava-se aonde fora construído um caminho que não estava visível ou imprimido, mas, que se oferecia para que a consciência se manifesta-se no silêncio ou na ação.

Seja o primeiro a comentar: