quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

0

Recados: O LIVRO



“Os livros // É proibida a entrada a quem não andar espantado de existir”; José Gomes Ferreira, com seu poema “Os Livros”, mostra que basta abrir um livro para ver as histórias que nele pousaram... Ao descobrir o segredo, pode-se viver uma aventura, emocionar-se, aprender sobre a vida e ainda viver o sonho, como em Jorge Luis Borges, no Livro dos Sonhos, que conduz os leitores ao mais antigo e complexo gênero literário e o tenta definir, dando algum sentido aos sonhos (da noite e do dia).
Uma das imagens que me vem à mente quando pego um livro é a revelação que as palavras armazenam, como em Manoel de Barros, no Livro das Ignorãnças. Ele diz que as palavras têm sedimentos e assim, podemos redescobri-las. José Saramago, com sua obra, indaga: Que Farei com Este Livro? Para quem acha que os livros estão em desuso, que são meras peças de decoração, digo que isso passou e faz tempo. O livro por si só é figura carismática e se fizer parte da nossa vida, aí sim, nos acostumamos a ler e nos apegamos à ele.
Saliento a importância em se abrir um livro, através dos recados:
Charles W. Elliot, “os livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores”.
Jorge Luis Borges, “o livro é uma dessas possibilidades de felicidade de que dispomos”.
Leila Maria Barbosa, “às vezes um texto muito interessante passa despercebido porque não sabemos ler. Saber ler não é simplesmente ser alfabetizado. Saber ler é poder junto pensar com o autor, compreendê-lo e criticá-lo”.
Marina Colasanti, “o livro é algo que forma uma pessoa, que muda uma pessoa”.
Oscar Wilde, “é o que você lê quando não tem que fazê-lo que determinará o que você será quando não puder evitar”.
André Maurois, “a leitura de bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde”.
Pedro Du Bois, em seu Livro Fechado, convida o leitor para abrir um livro e mergulhar em emoções, com fatos, ilustrações e palavras; com o objetivo de revelar soluções criativas e ideias novas, “... Livro / sobre a mesa. // Livro aberto. // Orelhado / lido / rabiscado / rasurado / desenhado. // Número de telefone / escrito na contracapa. // Sobre a mesa, livro fechado”.
O livro aberto é capaz de levar o leitor a silenciosa viagem ao mundo da poesia, do romance, do conto, dando-lhe asas para a liberdade.
Abrir um livro é a justificativa da nossa existência. Não abrir um livro é a não comunicação com o mundo, a negação dos sonhos e da possibilidade de poder conhecer o novo. E para você, o que significa um livro? Qual o seu recado para o objeto livro?

Seja o primeiro a comentar: