terça-feira, 26 de março de 2013

0

Outro Mundo



A menina correu, com delicadeza, sobre os sinuosos padrões geométricos, em preto e branco, que pavimentavam toda a extensão do passeio ao longo da Avenida Atlântica. Passou pelo banco onde Drummond repousava sossegado e finalmente pousou, como borboleta, no colo do pai, que olhava distraidamente para longe, onde ar e água se separavam apenas por uma tênue linha.
Àquela altura, fim de tarde, a maré baixa fazia com que pequenas marolas morressem entre espumas. As quadras já estavam vazias e os poucos jogadores remanescentes conversavam displicentemente, celebrando o cansaço fútil.
- Pai? – chamou a menina, tirando-o da contemplação marítima.
Mas o pai não lhe prestou atenção. Baixou os olhos para a mesa, onde repousava um notebook em que ele lia alguma coisa a espaços regulares.
- Pai, vamos conhecer o Forte hoje? Você prometeu!
- Agora não.
- Pois então vamos dar um passeio?
- Hoje não, filhinha, papai tá pesquisando uma coisa!
- Que coisa?
- Uma coisa, filha.
- Que coisa? – ela insistiu, curiosa.
- Uma viagem.
- Pra onde? Pra Disney?
- Não, pra um lugar mais legal. Um dia vamos conhecer o Caribe! Não é ótimo?
- Não sei. O que tem lá?
Ele refletiu por um momento. Queria que a filha de cinco anos entendesse o quanto aquela viagem, que ele sonhava em realizar dentro de alguns anos, seria uma coisa extraordinária.
- Ah filha, lá é muito bonito!
- Bonito como?
- Tem tudo que tem aqui, só que muito mais bonito!
- Tem o Forte, o Cristo, o bondinho?
- Não, mas deve ter muitas outras coisas interessantes por lá.
- O que, por exemplo?
- Por exemplo – ele pensou por um minuto antes de responder – Por exemplo, dá pra ver os peixinhos na água. É cristalina!
- O que é cristalina?
- É transparente.
- Ah, como no aquário lá de casa?
Embora ele achasse que a comparação desmerecesse o Caribe, acabou por concordar para encurtar a conversa. Baixou os olhos novamente para a tela, em que trocava mensagens com uma agência de viagem.
- Pai! Olha que bonito! – E a menina apontou, para além dos banhistas, um grande veleiro que passava ao largo.
- É, filha. – disse o homem, mal olhando.
Depois de algum tempo a menina voltou à carga:
- Pai, quando vai ser esse dia que a gente vai viajar?
- Não sei, filha, ainda estou pesquisando.
- E agora? Agora a gente pode dar um mergulho? Tá tão bom! – suplicou a menina, lançando olhares de cobiça para as minúsculas piscinas que se formavam com a vazante.
- Não! Tô ocupado filhinha! Agora você vai brincar e deixar o papai olhar isso aqui, certo? -E se curvou sobre o computador, deleitando-se com uma apresentação de imagens paradisíacas que uma agência lhe havia mandado.
Enquanto a filha borboleteava em volta do poeta, o homem nem sequer percebeu que a tarde morria, banhando, com seus matizes sanguíneos, o Forte, os prédios, as pessoas, a menina, a si próprio e o computador, que luzia e luzia com as maravilhas de um outro mundo.

Seja o primeiro a comentar: