segunda-feira, 25 de março de 2013

0

PÁSCOA: criar é renovar


“Páscoa é vida nova / Esperança... luz.../ A presença de Jesus /
Que em todos se renova...” (Walter Pereira Pimentel)

Mais um ano passou e, agora, é o momento de refletir: é comum associar a criatividade como forma de renovação. Na passagem da Páscoa, um dos alegres momentos religiosos, criamos diferentes formas de comemorar a Ressurreição do Filho de Deus.
A Páscoa tem sentido de libertação, então, acredito que colocamos em prática a nossa capacidade de agir, realizar e existir como pessoa. Procuramos experimentar novos caminhos no impulso de, conscientemente, mudar: as emoções são estabelecidas pelos comportamentos no momento em que enfrentamos os constantes desafios. Mas, mesmo assim, o renascimento nos inspira a usar a criatividade como luz e alegria de viver, como novo caminho e maneira de comemorar o dia da Páscoa.
O mais interessante é que temos liberdade para renovar a tradição e celebrar com novo significado e dimensão: repensar as nossas vidas e muitas vezes trazer de volta os sentimentos esquecidos. Além disso, é oportunidade para criarmos sensações que fazem ver o próximo com novo olhar, e de tornar em cada ano o dia da Páscoa como novo dia, com promessa de novidades; um dia colorido porque estaremos prontos para receber, conhecer, aprender e muito a dar. Nas palavras de Celso Gabriel de Toledo e Silva, “... Coelhinho da páscoa, o que trazes pra mim? / Eu trago em meus achados e perdidos / O sorriso da criança, / O gesto caloroso do amigo sincero, / A clareza dos sentimentos entre as pessoas;...”
Encontramos na Páscoa que o tempo de criar é renovação, posso dizer que está em nós a capacidade de transformar o mundo em nossa volta, começando pelo cotidiano – criar e recriar os dias - pois, a mudança de atitudes, a busca por novidades e a descoberta de novos amigos são fatores que modificam os símbolos da vida.
O importante é passarmos a Páscoa assumindo nossas verdades, realizando nossos desejos, para termos nos símbolos, como os ovos de chocolates de todos os tamanhos e cores, a nossa alegria e a das crianças. A Páscoa é reflexo do ambiente familiar e, na poesia, encontro dados impressivos que colhem esta passagem, onde a Páscoa tem sentido de libertação, de ressurreição e renovação, segundo Mirella Luchinytzs, “... Desejo que a Páscoa / traga, ainda mais, felicidades para você. // Paz, esperança, doçura e profunda alegria, / como a que você traz e me dá. //Que o nosso amor também “renasça” / mais intenso todos os dias!”


Seja o primeiro a comentar: