quarta-feira, 8 de maio de 2013

0

Declaração de MÃE



Mãe representa o tempo, porque tempo é vida; é quem enfrenta o dia-a-dia com tudo de bom e de difícil que a palavra possa implicar. Quem é mãe sabe que é mulher múltipla... tem de conciliar filho e carreira, o que, apesar da correria e das preocupações é algo positivo. A mãe é quem leva o filho para o caminho da percepção, com a finalidade de ajudá-lo a descobrir o verdadeiro significado da vida.
Mãe e filho andam juntos, há muito tempo. Ambos lembram cumplicidade, amor e compreensão. Essa parceria é belo encontro, como declara minha filha Marina Du Bois, “Quando me tornei mãe, achei que teria muito a ensinar... Realmente, tenho, mas não se compara ao tanto que aprendi. Aprendi que as minhas prioridades não eram tão prioritárias, que a comida fria ainda pode ser boa, que viagens podem ser desmarcadas no último minuto, que pequenas mãos fazem grandes carinhos, que olhares falam mais que mil palavras, que nem todo choro é importante, que dizer não é tão ou mais importante que dizer sim, que a minha experiência não serve para os outros (é preciso "bater com a cabeça na parede sozinho"), que cinema sempre é bom, mesmo que o filme seja infantil, assim como o teatro, que a literatura infantil é muito mais vasta em bons nomes do que a adulta, que a minha capacidade de aprender é minúscula em relação a delas, que muitas vezes a caixa é mais legal que o brinquedo, que é preciso ser chato para ser legal... e muito mais. Mas, o mais legal é ver que tenho que agradecer às minhas filhas por me fazerem frequentar ambientes que eu jamais frequentaria e que eu adoro! Obrigada Júlia, por me fazer conhecer e participar do mundo do balé. Obrigada Luísa, por ter insistido e me levado para o mundo da música.
Estou amando as novas experiências que temos vivido juntas!”
Sua voz apresenta a história de momentos vividos em conquistas que carregam os sentimentos do tempo. Mas, qual é o segredo da mãe Marina? Penso que é reinventar-se para descobrir o seu potencial como mãe, porque busca por desafios e marca a vida como escolha, na confiança da conquista por ser mãe.
Digo sempre que filho significa alegria e amor; passa energia para se viver, que só a mãe pode entender. Na voz de Pedro Du Bois, que desperta o tempo e traz recordações, “Penso no que me acalenta / minha mãe / como imagino tenha sido / no início da minha infância. // ... Encontro em você / os sinais necessários / ao encerramento do ciclo / que começou há tempos / e se repetiu por inteiro.”

Seja o primeiro a comentar: