quinta-feira, 26 de junho de 2014

0

A HORA VERDE-AMARELA (CRÔNICA DE UMA SOFANÁTICA) - SÔNIA PILLON

A segunda-feira já começou agitada além da conta. Faltava uma hora para o início do jogo entre Brasil e Camarões, e a agitação entre os que queriam garantir a vaga na poltrona para conferir a seleção de Felipão já se fazia notar. Os motoristas fincavam o pé do acelerador, sim senhor! E ai dos que esperavam para atravessar na faixa de pedestre!
Aqui na rua onde trabalho, por exemplo, onde via de regra já se torna complicado atravessar sem correr o risco de ser atropelado, a situação ficou mais crítica.

Alguém já havia dito que a personalidade de uma pessoa é revelada ao volante. Acredito! Com isso se deduz que em uma sociedade competitiva, em que todos querem chegar em primeiro lugar a qualquer custo, esse comportamento faz sentido.. Afinal, estamos em Jaraguá do Sul, a cidade que não pode parar...

Saio apressadamente da redação e me dirijo para a rua. Felizmente, ainda se encontram condutores que respeitam as regras de trânsito! Apresso o passo. Não quero chegar atrasada para o início da partida. A seleção Canarinho já está em campo e mais uma vez foi possível ver os jogadores e a torcida brasileira cantando o Hino Nacional em uníssono, em alto e bom som. 

Emoção toma conta do peito e o coração bate mais forte.
Começa o jogo no estádio Mané Garrincha! Quem disse que seria fácil saborear um “camarão frito”? A equipe verde-amarela parte para o ataque, mas Camarões não se intimida. 

Bastou a provocação do empurrão que levou do camaronês para que Neymar acordasse em seus brios para sair o primeiro Goooooooooool do Brasil! Eram 17 minutos cravados do primeiro tempo, o terceiro do ídolo na Copa 2014! Aos 26 minutos veio o susto, com o gol de Matip para o time adversário. Surpresa. Medo. Um país que parou e uma torcida receosa. Não, o Brasil não podia empatar ou perder pontos para Camarões! Chega de zebras!
A platéia empurra os 11 canarinhos em campo. Corre-corre no gramado, chutes, botinadas... E mais uma vez ele, o craque-moleque, Neymar, faz o seu segundo gol na partida, para delírio dos torcedores, aos 34 minutos do primeiro tempo!

Vem o segundo tempo e, aos quatro minutos, Fred “desencanta” e faz as pazes com a rede! A garra e a determinação falaram mais alto e o Brasil marca seu terceiro gol.

Mas é através dos pés de Fernandinho, aos 39 minutos, que a goleada se torna incontestável. Para delírio dos torcedores em campo e dos “sofanáticos” brasileiros, do Oiapoque ao Chuí!

Termina o jogo e a vibração explode pelo país, ao som das vuvuzelas, buzinaços e rojões... A Seleção Brasileira reencontrou seu futebol, finalmente!


Agora é esperar o embate com os chilenos no Mineirão. Será mais um dia para pegar a camiseta, o boné, a Bandeira do Brasil e sair pelas ruas, enviando uma corrente positiva para mais uma vitória! Que me perdoem os anti-futebol, anti-Copa... Não podemos, nem devemos, fechar os olhos para problemas políticos e econômicos do país, muito menos em ano eleitoral. Porém, durante os 90 minutos em que a bola rolar em campo, #somostodosumsócoração!

Seja o primeiro a comentar: