quinta-feira, 11 de agosto de 2016

0

Pequenas histórias 236

Caracas, disse


Caracas, disse para si mesmo ao ver o prato de feijoada, onde a carne boiava numa gosma de feijão preto. E foi só isso que conseguiu pronunciar, não saiu dessa frase. Olhou para aquilo que se dizia comida sem animo de atacá-la. Os olhos azuis marinho de talento inescrupuloso divagavam de um lado para o outro do prato. Precisava tomar uma decisão. Na tem cabimento ficar olhando para a comida sem se decidir a comê-la.
- Garçom, faz favor me traz a caipirinha da feijoada.
Quem sabe se tomando uma conseguiria atacar a massa gosmenta que lambuzava em todos os sentidos o prato branco meio que usado do restaurante. Assim que o garçom trouxe a caipirinha, entornou o copo de um gole só. Sentiu a garganta queimar, a bebida desceu rasgando as paredes do esôfago e bateu no estômago devolvendo em sua boca em forma de azia, a qual procurou disfarçar com a mão na boca, e levemente arrotar, um arroto pequeno e silencioso.
Pronto, agora estava preparado para dilacerar o que dilacerado estava a sua frente. Primeiro, colocou no prato três pequenas pimenta vermelha, picou bem picadinho. Em seguida despejou o molho que, deveria ser também apimentando e que não era da feijoada por cima. Olhou para a farofa. Despejaria a farofa inundando o prato ou colocaria por cima do arroz? Decidiu. Colocou um pouco de arroz, esparramando uniformemente até cobrir a pimenta. Em seguida, despejou por todos os lados o arroz com o molho. Aí sim, com a colher caçou uns pedaços que boiava na cumbuca e, jogou por cima.
Como é gostoso pegar um pouco do feijão preto com a colher e enfiar na boca colhendo todo o sabor gosmento do feijão preto. Deliciava-se com isso. Ingeriu mais um gole da caipirinha. Armado com o garfo e faca atacou o liquido preto misturado com o molho, os pedaços de carnes, arroz e farofa, tomando de vez enquanto um gole de caipirinha, na calma do frio de primavera, almoçou sossegadamente, apreciando o movimento dos afobados por conseguir um lugar.


pastorelli
     

Seja o primeiro a comentar: