terça-feira, 3 de abril de 2018

0

FAZ SENTIDO EXERCITAR A CRIAÇÃO LITERÁRIA NESTE MOMENTO SOMBRIO EM QUE VIVEMOS?


Esta pergunta foi feita para 18 escritores do nosso tempo, abaixo estão suas respostas.



Fazer o quê? O nadador deve parar de nadar?
Juliano Garcia Pessanha

Eu acho que a criação, seja qual for, é como um lampejo de luz na escuridão, que impede que ela se assome totalmente de nós. Contudo, ela só tem efeito se o criador sabe que aquilo é, em essência prima, para ele ou ela. E, depois, como um luzeiro, por sorte, para outros. Essa função segunda não é fundamental, até porque às vezes a sombra é tão densa que nossos lampejos estão ali só para nos iluminar o caminho mesmo. Nos dar esperança. E aí entra o poder da coletividade, quando lampejos se assomam o resultado da expansão da luz é ainda mais potente. Então, talvez, em tempos muito escuros como acreditamos ser os nossos, mas eu acho que todos os tempos são escuros para aqueles que os vivem, é a noite mítica, o apocalipse arquetípico sempre à espreita, bem, quando estamos com essa sensação de invasão romana, guerra, esmagamento dos ideais altruístas, nesses tempos a criação coletiva e a conexão entre criadores seja muito mais importante. E falo de toda criação, todo ato de dar vida. Já que a escuridão se assoma, a luz também precisa se assomar para dar conta dela. E para isso criadores devem exercer seu papel, é um dever social, político, não só artístico.
Claudio Brites

Por que não? A meu ver mais do que nunca.
Glauber Soares

Claro que sim, cada vez mais! Até porque a criação literária não é só um manifesto estético, mas um manifesto de vida, de potência, um manifesto social, político, existencial e, como tal, urge cada vez mais escrevermos.
Jorge Vicente

Esta aí uma pergunta essencial.
De toda forma, acho que não temos muita escolha. A gente segue escrevendo, porque faz parte da gente.

Daniel Lopes

Penso que a arte, justamente nesses momentos, deva ser resistência e capaz de trazer novos sentidos.

Rodrigo Novaes de Almeida

Se pensarmos nesses tempos sombrios acho que escrever se torna ainda mais urgente, não porque ajudará solucionar a crise do país, mas pelo menos nos tira do incidente do afogamento...

Márcia Barbieri

Sim, claro, a literatura é uma forma de sentir, pensar e expressar o mundo e isto é fundamental até para nossa ação consciente e transformadora, em micro e macro-revoluções.
Paulo César Carneiro Lopes

Sem a arte, meu caro, chafurdaríamos na mais absoluta solidão espiritual. Existencial. Há sombras em todos os tempos, e sempre nesgas de sol.
José Santana Filho

A arte pode nos salvar ou atenuar em todas as frentes de loucuras conhecidas ou sequer imaginadas.
Escobar Franelas

Depende do que se considera fazer sentido; depende do que se espera da criação literária. Como algum tipo de intervenção direta nos rumos do mundo, nunca fez muito sentido. Na maioria dos casos damos ouvidos a poetas que não eram ouvidos. Mesmo assim, esse "nós" é uma bolha bastante reduzida. Acho que faz sentido como uma espécie de lente que colocamos sobre os olhos pra ver melhor; se os imediatamente próximos (isto é, os que estão aptos e disponíveis para nos ler) tiverem a mesma miopia e as lentes servirem, terá feito sentido. Não no sentido de "encaixe" ou concordância total (essa metáfora das lentes é ruim), mas, usando outra imagem, “como duas pedras que, em atrito, podem produzir fogo”.
Thiago Mattos

Sim. Estava pensando sobre isso esses dias todos. Talvez seja quando ela é mais importante.

João Caetano do Nascimento

Claro, é muito importante para não perdermos a humanidade.
Jandira Zanchi

Claro que sim, acho que mais do que nunca.
Rafael Carnevalli

Faz sentido não exercitá-la? Quanto mais sombrio o tempo, de mais luz precisamos.

Wilson Gorj

Mesmo em tempos sombrios ainda vale o exercício, contudo, o escritor deve buscar o silêncio, o claustro. Uma geração que não sabe mais a diferença entre a verdade e a mentira, em que confunde informação com ideia, influenciada pela metáfora computacional, não merece a ficção como caminho para a verdade. O valor da literatura perdeu-se. Eu, como escritor, decidi por calar-me, pelo silêncio. Para mim, esta geração não merece minhas palavras.
Anderson Fonseca

Nos momentos sombrios a criação literária, ou qualquer forma de arte, são imprescindíveis. É o que vai nos conectar com a verdade. Vai ser o que restará depois do cais.
Cláudia Marckzak

À pergunta se faz sentido escrever em momentos sombrios, a resposta é um sim pronunciado em alto e bom som. É, aliás, nos momentos de crise que as Artes mais se fazem necessárias. A literatura é o espaço de liberdade, é o espaço de contestação privilegiado. Quanto a barbárie se aproxima, os artistas têm que se levantar para bradar o que resta de tintas de civilização. À intolerância, responde a literatura com a diversidade. À opressão, responde com a liberdade. Ao obscurantismo, responde com a luz. À mediocridade, responde com a criatividade. À censura, responde com a rebeldia. E o artista, o verdadeiro artista, além do espaço privilegiado de sua criação, pode e deve usar a sua voz para, como cidadão, participar da vida pública. Pelo menos, é o que venho tentando fazer...
Luiz Ruffato


Seja o primeiro a comentar: