quarta-feira, 11 de julho de 2018

0

No Land for Old Men (1)



   
"Nem todos os futuros são para desejar, porque há muitos futuros para temer."
Antônio Vieira (1608-1697), religioso, filósofo, escritor e orador
português da Companhia de Jesus
   
Alessandro conheceu Georges Kirsteller Ryoki Inoue meio que “por acaso” em 2011. Alessandro era, naqueles dias, engenheiro de estruturas aeronáuticas na Embraer e tinha como “hobby” escrever contos e poesias. Georges estava trabalhando com o pai, José Carlos, na Bienal do Livro em São José dos Campos, realizada de 08 até 17 de abril daquele ano.
   
Alessandro estava “prenhe” do segundo livro de Jorge Xerxes, intitulado Para Pescar a Lua (2), e foi Georges quem viabilizou a edição e publicação da obra pela Ryoki Inoue Produções numa tiragem de um milhar de exemplares. José Carlos, o pai de Georges, foi quem escreveu o prefácio do livro. Naquela época, Alessandro “leu” naquele prefácio um tom de adulação ou marketing. Só depois, bem depois, ele foi entender (era Sincero).
   
Alessandro conheceu José Carlos pessoalmente no dia 12 de maio de 2011. Alessandro o visitou em sua casa para tratar detalhes da publicação de Para Pescar a Lua. Naquela época José Carlos morava numa casa simples no centro de São José dos Campos. Enquanto conversavam, José Carlos perguntou se podia acender um cachimbo. Claro. Posso fumar também? Você tem um cachimbo? Não. Então não pode. Este era o estilo José Carlos. Conciso e Verdadeiro.
   
Alessandro contou para José Carlos que estava pensando em deixar a Embraer para se tornar professor de engenharia mecânica. José Carlos mostrou-se preocupado com ele. Olha, eu sei que você gosta de escrever, mas nunca deixe de trabalhar para viver da escrita. José Carlos sabia o que estava dizendo. O que José Carlos não sabia é que Alessandro já havia topado com alguns de seus antagonistas, como L.R., M.A.M.M. e C.A.E. A sua situação na Embraer era insustentável e, na metade daquele ano, ele se mudaria para São Carlos, onde engataria um pós-doutorado.
   
Nossa, você escreve tanto! E Alessandro perguntou para José Carlos: qual o seu melhor livro? É O Fruto do Ventre (3). Ele tomou um exemplar em suas mãos, olhou profundamente para Alessandro, escreveu uma dedicatória e o entregou para Alessandro. Tome, é um presente para você.
   
A grande maioria dos exemplares de Para Pescar a Lua ficou guardada em nove caixas de papelão, sob os cuidados de José Carlos. Só depois de quase um ano, foram retiradas por Júlio Antônio Beltrami da Silva, a pedido de Alessandro. Júlio foi buscar as caixas numa chácara, em São José dos Campos, onde José Carlos estava morando naquele ano de 2012. Júlio ficou revoltado com Alessandro, que não havia dito o número daquelas caixas, e teve de guardá-las por alguns meses em seu apartamento, até que Alessandro se mudasse de São Carlos para Niterói, e as levasse consigo.
   
Ryoki Inoue nasceu em São Paulo no ano de 1946. Formou-se em medicina pela USP no ano de 1970. No ano de 1986 deixou a medicina para se dedicar exclusivamente a literatura. Escrevia livros de faroeste sob o pseudônimo de, nada mais, nada menos, que trinta e nove pseudônimos! Está anotado no Livro Guiness dos Recordes como o escritor com o maior número de obras publicadas.
   
Alessandro passou por uma forte crise de depressão nos meses de janeiro e fevereiro de 2018. Ele vivia se drogando desde 2001: um comprimido de Venlift 75mg para acordar, oito gotas de Rivotril para dormir. Uma vida sem propósito. Então, finalmente, ele entendeu o que eu estava querendo lhe dizer. Hard to Explain (4). No dia do seu quadragésimo sétimo aniversário, se livrou das drogas.
   
No Vídeo do YouTube (5) o repórter pergunta para José Carlos: Você é um escritor realizado? Sim, em primeiro lugar pela quantidade que eu consegui publicar e também porque acho que consegui provar, nessa vida, que é perfeitamente possível – pode ser difícil, mas é possível – sobreviver com aquilo que você gosta realmente de fazer. (Havia um terceiro motivo. José Carlos é Humilde. Haviam Comunicações a Serem Feitas).
   
O único texto de José Carlos que Alessandro efetivamente leu foi o seu prefácio ao livro Para Pescar a Lua. Alessandro está bem e feliz. Assumiu sua pequena medida, saltando para o banco do carona de seu veículo. Riding With The King (6). Quando ele ler O Fruto do Ventre, terá uma Grata Surpresa – cada coisa no Seu Tempo!
   
(1) No Land for Old Men :: filme escrito e dirigido pelos irmãos Joel e Ethan Coen.
(2) Para Pescar a Lua :: livro de Jorge Xerxes
(3) O Fruto do Ventre :: livro de Ryoki Inoue
(4) Hard to Explain :: canção da banda The Strokes
(5) Vídeo do YouTube :: Escritor que entrou no Guiness Book, Ryoki Inoue vive uma vida simples no ES - Record News ES
(6) Riding with the King :: canção de B.B. King & Eric Clapton
   
   

Seja o primeiro a comentar: