sexta-feira, 18 de junho de 2010

0

Resenha 7 - Concurso literário 'Desvendando um conto' - Por Noélio A. de Mello

Resenha-Concurso Literário Desvendando um Conto
Autor da Resenha: Noélio A. de Mello
Obra: Um último Trago
Autor: Fábio Amorim de Matos Júnior
Conto extraído do livro Pára-Raios de Loucos - Editora Assis 2009



O autor surpreende o leitor no decorrer do texto, quando nos primeiros parágrafos fala do seu personagem e da sua relação com o cigarro como um amigo com quem consegue extravasar suas emoções, seus pensamentos, suas preocupações com o andar da vida. O cigarro é apenas um coadjuvante e um cúmplice das suas dores e incertezas e por isso surpreende no final quando essa relação nada representa nem no caminhar e jamais no desfecho do conto.
Uma maneira diferenciada de entrar no polemica e assustador tema principal de um texto extremamente bem escrito, claro e objetivo no sentido de fazer o leitor pensar e repensar como é angustiante para certas pessoas querer ser humano num mundo de desumanos.
Um texto que trata de um tema absolutamente forte e repudiado pela sociedade de um modo geral. Um caso de incesto que passa por gerações passadas e desenha um futuro igualmente chocante para uma nova geração que começa a nascer.
Mesmo que o assunto tratado seja visto como um corte em muitas almas, o autor consegue descrever com profundidade as aberrações de vidas e que levam a uma reflexão sobre uma verdade assustadora, mas verdadeira.
Coloca em evidência, sem se preocupar com as sensibilidades alheias, o quanto podem ser cinza os caminhos de uma família que deveria ser o berço da doçura, da contra mão da insanidade. O autor consegue mostrar o quanto partes da sociedade escondem dentro das almas, de suas mentes doentias e embaixo dos lençóis, a imprevisibilidade do homem.




Imagem: SmokeWorks #41, de Mehmet Ozgur




Seja o primeiro a comentar: