terça-feira, 23 de julho de 2013

2

A MÁQUINA DE ESCREVER ESCRITORES

Para Márcia Barbieri e Daniel Lopes

O texto escrito no girar constante dos pneus capta imagens fotografias-móbiles estampadas nos vidros do carro. Paradas com pessoas e comidas abastecem a vontade de se chegar aonde se almeja.
O calor que incomoda um pouco nos lembra que ainda somos humanos, e mais do que ideias, palavras, ou qualquer forma de arte, faz renascer em nós a obra finita do corpo-coisa-incômoda.
Leitura de placas confusas, caminhos encontrados enquanto nos encontramos perdidos, também fazem parte do percurso. Retomada do itinerário oficial: segurança. Ansiedade para ter em mãos o objeto desejado. Mais alguns quilômetros percorridos, no interfone a voz do outro anuncia que a viagem não foi em vão. Enfim, temos em mãos a máquina de escrever que chega depois de tantas estórias.
Letras sob hastes de metal, socam a folha em branco como se quisesse trazer a obra na marra do seu recanto oculto. Teste feito, tudo funcionando direitinho. O objeto-bebê repousa no porta-malas, muito bem acondicionado.
Na volta, paciência no engarrafamento, a serra que sobe as pessoas para a cidade cinza, nos nina vagarosamente, mas nós bebês rebeldes queremos acelerar, esquecendo que o caminho não é feito só de velocidade.
Luzes que no meio da noite tornam as paisagens conhecidas em beleza misteriosa. A visão começa a reconhecer o local que nos cerca e nós andarilhos do destino brincando de cabra-cega, tateando a estrada, desviamos, porque é chato acertar de primeira, não é?
Em casa, o agradável encontro com os outros que nos tornamos ao longo do percurso.

2 comentários

pianistaboxeador21

PÔ Fernandinho, vc transformou essa maluquice num poema. Valeu, parça, abço!

Allan Roberto

Que bom que o tempo não muda a falta de uma síntese ocultada nas partes de beleza cotidiana ou de palavras redescobertas em seu uso.. tudo faz um sentido imenso quando o passado bate a porta e se faz presente. O tempo é o melhor tema, ainda pra este velho amigo....